"Comunicação é mais que informação; informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa"

Emílio Odebrecht

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Batuque Araticum de Brasília para o Brasil


"Associação cultural Ciartcum propaga a cultura afro-brasileira através do Batuque Araticum"
        


        Homenageando os elementos do cerrado brasileiro, o Batuque Araticum leva para a sociedade o conhecimento da cultura afro-brasileira. Maracatus, cocos, congadas, cirandas, são músicas típicas brasileiras que podem morrer sem iniciativas como essas.
       A idealização do Batuque surgiu com a Oficina de Lutheria, que é a confecção dos tambores, idealizada pela Associação Ciartcum em 2006. Os primeiros instrumentos foram as alfaias, e a partir destes instrumentos surgiu a primeira turma da Oficina de Percussão. Fizeram parte desta oficina jovens da região de Taguatinga e Ceilândia, onde fica a sede da Associação.
Neste mesmo ano foi realizado, em Brasília, a 3ª TEIA (Encontro de Pontos de Cultura do Brasil). A partir deste grupo de percussão elaborou-se o BATUQUE ARATICUM.
       Visando a cultura genuinamente brasileira, nascida nas diversas regiões do país, o Batuque Araticum resolveu juntar os ritmos dessas regiões para propagar a cultura afro-brasileira pelo país.


     Começando por Brasília, o encontro de todas as regiões brasileiras, o Batuque apresenta-se nos carnavais brasilienses, no Aniversário de Brasília, leva a cultura para a sala de aula das cidades satélites e apresenta para a comunidade em geral. A intenção? Manter viva a cultura afro-brasileira.  “Essa ideia de um grupo de percussão já é antiga, só que vem tomando forma desde o ano de 2008, quando participamos do Teia (Encontro de Ponto de Cultura) em Brasília”, diz Geraldo Toledo, professor de música e presidente da Associação Cultural Ciartcum.

       O grupo pretende correr o Brasil propagando a cultura, ensinando a diversidade ao som dos tambores. Eliminar o preconceito e fortificar a cultura, essa é a missão desses jovens tocadores de tambor.

Assessoria de Imprensa: Polítical Comunicação - (61) 8479-5477/8282-4261

Contato para apresentação: (61) 92011372 – Geraldo Toledo, (61)98327792 – Nathália Oliveira

Confira Agenda
11/08 - Sarau Tribo das Artes (Taguatinga)
25/08 - Batuque EIT (Taguatinga)
01/09 e 02/09 - Batuque em Bonito -GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário