"Comunicação é mais que informação; informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa"

Emílio Odebrecht

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Seminário capacitará professores de Ensino Religioso sobre religiões de matriz africana



Por Joanna Alves

Durante os dias 28 e 29 de junho será realizado no Pará o Seminário de Ensino Religioso e Educação para as Relações Étnico-raciais, tendo como principal objetivo a capacitação de professores de Ensino Religioso para aplicação de conteúdos sobre as religiões de matriz africana no ambiente escolar.

O seminário proposto pela Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR) e a Coordenação do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará (UEPA) carrega em si a importância de ter sido incluído na agenda de eventos relacionados ao Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

Este projeto também visa possibilitar a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, como consta na Lei 10.639/03. Acredita-se que a partir do conhecimento e da divulgação de temas ligados à cultura afro, os alunos serão capazes de respeitar as diferenças culturais e agir de acordo com a democracia brasileira.

Os idealizadores do encontro esperam que o vínculo entre os profissionais envolvidos seja fortalecido para que juntos possam acompanhar a implementação da Lei 10.639/03, além de produzirem recursos que reconheçam e valorizem a riqueza das religiões de matriz africana para a sociedade brasileira, superando a intolerância racial.

SERVIÇO
O quê: Seminário de Ensino Religioso e Educação para as Relações Étnico-raciais
Quando: 28 e 29 de junho de 2011
Onde: Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Trav. Djalma Dutra, s/n, Telégrafo, Belém/PA
Mais informações: (91)32015157 / www.copirseduc.blogspot.com

PROGRAMAÇÃO

28 de junho, terça-feira
8h- Credenciamento
9h- Abertura do Seminário – Canção religiosa
9h15- Religiões de matrizes africanas: saberes, valores e práticas. Contribuições na formação escolar
12h- Intervalo para almoço
14h- Ensino Religioso: currículo e aplicação da Lei 10.639/03
16h- CINE CLUBE NANGETU: ATÉ OXALÁ VAI À GUERRA – UMA HISTORIA DE RACISMO
E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA (2008)
Direção: Carlos Pronzato / Co-direção de Stefano Barbi-Cinti. 40 min. / Áudio: Português. Sinopse: As ações violentas executadas pela Prefeitura de Salvador através da demolição de um terreiro

29 de junho, quarta-feira
8h30- CINE CLUBE NANGETU
9h- Ensino Religioso: a sala de aula enquanto espaço de afirmação da diversidade étnico-racial e de reconhecimento das religiões de matrizes africanas
10h30- Religião e religiosidade africanas na Amazônia
12h- Intervalo para almoço
14h- Universidade: ensino e pesquisa para a educação das relações étnico-raciais
16h- A sala de aula enquanto cenário de combate ao racismo e ao preconceito
18h- Ato cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget